Senepol é atração em feira agrícola de Rio Verde/GO. O grupo Parceiros do Senepol ganha um mercado importante na terra onde o Senepol vai virando rei. O Senepol ITA, R3 Senepol e Senepol da Terra estão embarcando 40 de seus principais animais da geração atual para exibição na prestigiada Tecnoshow Comigo 2014, uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Centro-Oeste brasileiro, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de abril, em Rio Verde/GO.
“Faço parte dessa feira há cinco anos e os dois parceiros entraram comigo uns dois anos atrás para mostrar o Senepol nessa feira, que atrai um monte de agropecuaristas que se encantam cada vez mais com o nosso gado”, declara Itamar Netto, titular do Senepol ITA, em Porteirão/GO, vizinho de Róbson Netto Rodrigues, do R3 Senepol, de Bom Jesus de Goiás. “A gente aproveita a necessidade da região para oferecer animais que estão mudando a cara da pecuária daqui”, completa Robinho, como é conhecido.
A Tecnoshow substituiu a antiga Agrishow Rio Verde e é organizada hoje integralmente pela Comigo, uma das grandes cooperativas do Brasil. Máquinas, implementos, tecnologias agrícolas de precisão e integração lavoura/pecuária fazem parte das dinâmicas diárias apresentadas por mais de uma centena de empresas que oferecem suas soluções ao produtor local. “A região é bastante agrícola, mas tem muita gente que entra com pecuária e precisa de agilidade no ciclo de recria para ganhar dinheiro e é aí que o Senepol entra com a sua força”, explica Carlos Roberto Carneiro, o Brejinho, sócio de Leonardo Galvão Netto no Senepol da Terra, que se divide entre Porteirão/GO e São José do Xingu/MT. Segundo os criadores, doadoras e reprodutores destacados são levados ao pavilhão exclusivo do Senepol para mostrar a fôrma dos animais que são comercializados dentro da feira.
“O segmento agricultura aqui é tão moderno, que o produtor colhe a safra de verão em março, entra com a safrinha e tira no final de maio, daí passa para um pasto de milheto ou (Brachiaria) ruziziensis para dar aquela esverdeada rápida de 60 dias. Ele precisa de um gado que atinja rapidamente uma boa condição para terminação. É por isso que todo mundo procura o Senepol, porque tem dado muito resultado”, conta Itamar Netto, que já classificou várias novilhas Safiras Top 10 no programa do grupo Parceiros e teve um dos quatro touros de melhor avaliação no teste de Consumo Alimentar Residual do IZ, em novembro de 2013 – foi incorporado pela S+ e está em coleta para distribuição de sêmen aos integrantes do grupo. “O Senepol, com o apelo da precocidade, fica um prato cheio aqui”, completa Robinho. “Por isso, estão atrás por enquanto dos tourinhos, para cobrir a vacada branca daqui”, emenda Itamar. Segundo ele, as fêmeas começam a despertar o interesse dos criadores locais para que possam passar a produzir os próprios touros. Isso, segundo os selecionadores, explica o crescimento da raça e, sobretudo, do grupo Parceiros do Senepol.
“Ninguém aqui quer brincar de fazenda e precisa tirar o máximo de proveito da terra. Com o Senepol, esse ciclo de rendimento da propriedade se completa e até surpreende”, finaliza Leonardo Netto. Os três criatórios estão manejando o rebanho para as exposições citadas e já têm agendadas inscrições de animais nos testes de avaliação no IZ (machos) e no programa Safiras do Senepol. Todos também já estão selecionando com os técnicos da S+ quais animais comporão os catálogos dos leilões do grupo Parceiros do Senepol programados para 2014.